Projeto de pesquisa: A necessidade da língua inglesa no mundo globalizado

 

 

 

O inglês e o mundo

FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS

 

 

 

 

CARLA PATRÍCIA DE CARVALHO E FREITAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A NECESSIDADE DA LINGUA INGLESA NO MUNDO GLOBALIZADO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO FRANCISCO

2010

FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS

 

 

 

CARLA PATRÍCIA DE CARVALHO E FREITAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A NECESSIDADE DA LINGUA INGLESA NO MUNDO GLOBALIZADO

 

 

 

Artigo científico apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para obtenção do título de Pós-graduação de Língua Inglesa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO FRANCISCO

2010

A NECESSIDADE DA LINGUA INGLESA NO MUNDO GLOBALIZADO

 

RESUMO

 

Compreender a língua inglesa como fenômeno mundial, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso. Hoje em dia a língua inglesa é uma língua internacional. A língua que une povos, que é usada em viagens, negócios, empresas, internet, estudos, e para outras mais finalidades, enfim, a língua inglesa é a língua da comunicação em todo o mundo, é a língua da globalização. A aquisição dessa língua inglesa são benefícios internos e externos, pois, a aprendizagem desse idioma desenvolve a rapidez no raciocínio, a construção da personalidade, o conhecimento e o respeito por outras etnias, raças e culturas. Os fatores externos incluem uma maior facilidade de conversação com pessoas de vários outros países e idades, acesso à literatura e conteúdos internacionais, melhor colocação e emprego no mercado de trabalho, e em grandes empresas brasileiras e multinacionais, ou seja, no mundo atual é imprescindível o domínio da uma língua estrangeira, principalmente, o inglês que hoje em dia é uma língua mundialmente conhecida em vários países, e está em vários setores da sociedade, no mundo da publicidade, da interação e comunicação através das músicas, propagandas, livros literários, cinema, internet, produtos nacionais e internacionais e outros.

 

INTRODUÇÃO

 

Com base nas informações do CBC (Currículo Básico Comum) da Língua Inglesa, pode-se afirmar que a língua inglesa hoje em dia é um elo entre vários países, etnias, raças e culturas. A língua não é um todo homogêneo, mas um conjunto de heterogêneo, múltiplo e mutável de variedades com marcas, classes e posições sociais, de gêneros e etnias, de ideologias éticas e estéticas determinados. Nesse sentido, para aprender e ensinar a língua inglesa deve-se considerar a linguagem como constitutiva de nossa identidade sócio-cultural.

O ensino-aprendizagem com relação à língua inglesa deve ser utilizado para função da aquisição e desenvolvimento das competências e habilidades de reflexão e uso da língua em diferentes situações de interação social. E com o propósito de ensinar a língua inglesa de forma a preparar o indivíduo da sociedade para a vida, qualificando-o para o aprendizado permanente e para o exercício da cidadania.

Sabemos que a língua inglesa contribui para o processo de formação integral de qualquer indivíduo e representa muito mais do que uma mera aquisição de formas e estruturas lingüísticas em um código diferente. Ao mesmo tempo em que aumenta a compreensão da linguagem e de seu funcionamento, também desenvolve uma maior consciência da própria língua materna. Por meio da língua estrangeira, ampliam-se as possibilidades de o indivíduo agir discursivamente no mundo e de compreender outras manifestações culturais próprias de outros povos.

 

DESENVOLVIMENTO

 

O mundo está em constante evolução com o seu desenvolvimento de globalização e a constante necessidade de uma linguagem ou língua eficiente de comunicação que possa unir todos os países e as culturas. Sendo assim, aprender um idioma se tornou uma necessidade básica para diversos setores profissionais de várias áreas dentro da sociedade, onde todos possam se preparar para ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O estudo da língua inglesa, que é hoje considerada uma língua globalizada, significa crescimento, desenvolvimento e melhores condições de avanços e mudanças que vem ocorrendo nesse novo e tecnológico mundo. Isso começou primeiramente na Inglaterra com o grande poderio econômico no século 19, alavancado pela Revolução Industrial, e logo em seguida a expansão do colonialismo britânico, o qual chegou a alcançar uma vasta abrangência geográfica, e dessa forma expandiu também a língua inglesa. Logo depois, surgiu o poderio político-militar dos Estados Unidos a partir da segunda guerra mundial, e a grande influencia econômica e cultural, e solidificou a língua inglesa na posição de padrão das comunicações internacionais.

A crescente expansão do mercado de trabalho levou muitos países e nações a adotarem a língua inglesa como o idioma oficial do mundo das tecnologias e dos negócios, considerando a importância econômica do Brasil como país em pleno desenvolvimento econômico e social dominar a língua inglesa se tornou um meio de sobrevivência e integração global neste mundo tão competitivo. O aprendizado da língua inglesa abre várias portas para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural. O mercado de trabalho considera hoje em dia um requisito necessário e básico no momento de contratar alguém, que esta pessoa tenha o pleno domínio da língua inglesa.

Muitas universidade e empresas atualmente têm a plena consciência da importância da língua inglesa no ambiente social e profissional, na qual essas universidades e empresas estão cada vez mais testando o conhecimento desse idioma em seus vestibulares e entrevistas.  De forma a língua inglesa se torna cada vez mais presente em vários países pois, não só o profissional que já atua no mercado de trabalho precisa ter conhecimento da língua inglesa, mas também o jovem que deseja ingressar em um curso de graduação e almeja um emprego e um futuro melhor. A língua inglesa se tornou necessidade, pois passou a integrar no perfil do profissional ou futuro profissional, tornando a chances de trabalho bem maiores.

 

A Língua Inglesa no ambiente mundial

 

            Além disso, a língua inglesa é a língua usada na informática e na internet, os conhecimentos de inglês são fundamentais para aqueles que buscam se entrosar na internet, para quem quer fazer uma pesquisa eficiente utilizando das ferramentas da internet. Com isso, a internet e a língua inglesa serão instrumentos poderosos no futuro, ambos andaram paralelamente e serem usados para trazer e levar informações de forma eficiente.

A língua inglesa é a língua da internet, das tecnologias, dos mercados de trabalho, das empresas multinacionais, do comércio internacional, da informática, do cinema mundial, dos esportes internacionais, da aviação, da navegação, dos encontros científicos e do turismo. Além disso, há estimativas de que 85% das publicações científicas do mundo; 75% de toda comunicação internacional por escrito, 80% da informação armazenada em todos os computadores do mundo e 90% do conteúdo da Internet são em inglês. Além disso, há o aumento dos contatos internacionais, a atual revolução das telecomunicações através da informática, o aumento do conhecimento da humanidade ao alcance de todos via internet. Estes fatores têm demonstrado como o mundo evoluiu a ponto de tornar-se uma aldeia global, e quanto é importante ter uma língua comum a todos.

 

Parece bastante claro que antes do término do século 20 todas as comunidades do mundo vão ter aprendido a se comunicar com o resto da humanidade. Neste processo de intercomunicação a língua inglesa já se tornou a língua mais importante no planeta.

Philip B. Gove, no seu prefácio ao Webster’s Third New International Dictionary

É, de fato, a língua mais importante e mais estudada do mundo fora dos países de origem. O Inglês é um idioma conhecido em qualquer lugar do mundo e muito importante para muitos setores da sociedade moderna. Até na China se fala a língua inglesa. Em uma viagem internacional é muito importante se aprender a língua inglesa antes, pois nos aeroportos, a bordo de um navio ou um avião, a tripulação, as aeromoças, todos falam a língua inglesa, pois é um idioma falado em qualquer parte do mundo.

A língua inglesa na vida cotidiana

            A cada minuto que passa fica mais visível a importância da língua inglesa em nossa vida. É só observarmos ao nosso redor, para deparamos com a língua inglesa, em muitas situações ela está presente. Em casa quando apertamos para ligar ou desligar a televisão, o DVD, o HOME THEATER, o computador, o ventilador, o microondas, o liquidificador, está a palavra POWER, ou então, quando se vestir uma roupa que ficou ótima dizemos FASHION, ou quando vamos arrumar o cabelo, dizemos que vamos arrumar o LOOK, ou quando estamos as pessoas estão cansadas, dizemos que estamos com STRESS, ou então quando vamos fazer alguma coisa no computador, dizemos que vamos navegar na INTERNET, ou vamos jogar um vídeo GAME, ou jogar um  PLAYSTATION, quando vamos usar um filtro solar, podemos usar um SUNDOWN, ou quando saímos de casa podemos ir ao SHOPPING CENTER, para tomar um DRINK, e tem muitas outras palavras em inglês que já usamos no nosso dia a dia e nem percebemos, o quanto esta língua ou este idioma está presente em nossas vidas e o quanto ela é importante para nós podermos estar globalizado no mundo de hoje.

A língua inglesa tem hoje mais de 370 milhões de falantes em vários países. Hoje em dia não é somente uma língua ou idioma presente na Inglaterra e nos Estados Unidos. Esta língua está também presente nos países como na Austrália, Nova Zelândia, Escócia, Guiana, Canadá, Índia, África do Sul, Irlanda, Jamaica, Malta e em vários outros países que tem a língua inglesa como a língua oficial ou segunda língua.

 

 

A língua inglesa instrumento fundamental para os profissionais de hoje e do futuro

            Ao se tornar um língua global, a língua inglesa tornou-se uma das mais importantes ferramentas, tanto em nível acadêmico quanto em nível profissionais. Hoje em dia é inquestionavelmente reconhecida como a língua mais importante a ser adquirida na atual comunidade internacional. A língua inglesa acabou se tornando o meio de comunicação por excelência tanto do mundo científico, tecnológico e também como do mundo dos negócios. A língua inglesa está inserida na revolução global onde centenas de milhões de pessoas aprendem o inglês. O inglês é a principal língua do comércio, tecnologia, comunicação, ciência, conferências acadêmicas, negócios, entretenimento, aeroportos e controle de tráfego aéreo, diplomacia, rádio, jornais, livros, esportes, turismo, competições internacionais, música pop, propaganda, etc. Oitenta por cento das informações mundiais armazenadas por vias eletrônicas está escrito em inglês, mais de quarenta milhões de usuários da internet, em torno de oitenta por cento se comunica em inglês. Por isso, a necessidade de especialização na língua inglesa é cada vez mais importante para a obtenção de uma vaga no mercado de trabalho. Um profissional hoje em dia precisa ter conhecimentos definidos para destacar-se dos demais, e assim ser considerado qualificado para ingressar no mercado de trabalho. O profissional tem que se adequar às necessidades de um mercado dinâmico e concorrido, o inglês nos dias atuais é como uma mercadoria como qualquer outra e é também símbolo de status e poder, ou seja, aprender a língua inglesa para o profissional atual é uma garantia que ele poderá concorrer um melhor emprego dentro de um mundo contemporâneo e globalizado, pois, o inglês é a principal forma de expressão da comunicação mundial e a língua do mercado de trabalho.

 

A importância da língua inglesa nas escolas

Na sociedade hoje em dia é um mundo de negócios que proporciona o contato com várias línguas estrangeiras devido a globalização. E a língua inglesa é um idioma muito importante e presente no cenário atual. Com isso surge a necessidade de um ensino-aprendizagem da língua inglesa nos currículos escolares das escolas, pois os alunos já convivem diariamente com este idioma, pois ele está inserido nos jogos de vídeo-game, produtos que eles consomem as músicas que ele ouve, em propaganda e panfletos, com alguns algumas palavras escritas na língua inglesa. E ainda, a aprendizagem da língua inglesa, juntamente com a língua materna, português, é um direito de todo cidadão, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (Brasil, 1996).

A educação está voltada para a formação de cidadãos capazes de participar na construção de uma sociedade melhor, um cidadão consciente de seus direitos e deveres, o mesmo tem que ser preparado para enfrentá-lo o mercado de trabalho e o este mundo globalizado, cheio de informações, tecnologias, inovações, internet, onde a toda hora a cada comunicação está cada vez mais rápida, e onde surge a extrema necessidade de se ter uma língua unificada, um idioma onde todos possam entender um ao outro. Como confirmar os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira que fornece um embasamento teórico onde orienta quais os caminhos seguir para concretizar a prática juntamente com a teoria. O ensino de uma língua estrangeira cria nos alunos expectativas e incertezas com relação ao estudo, ao seu uso, e isso faz com que os professores busquem a melhor maneira de desenvolver o seu trabalho em relação ao ensino-aprendizagem da língua estrangeira.

 

“Se a educação quer fazer pensar ou talvez pensar para transformar o mundo de modo a se poder agir politicamente, é crucial que todo professor ­ e, na verdade todo cidadão ­ entenda o mundo em que vive e, portanto, os processos sociais, políticos, econômicos, tecnológicos e culturais que estamos vivenciando. Não se pode transformar o que não se entende. Sem a compreensão do que se vive, não há vida política”. Moita Lopes, Professor da Faculdade de Letras da UFRJ (2003).

 

 

O ensino-aprendizagem de língua inglesa nas escolas privadas e públicas deve estabelecer uma pedagogia mais realista, com objetivos claros e possíveis de serem atingidos por todos os professores que trabalhem nesta disciplina, de acordo com Celani (1997) devem ser atrelados à função social da língua estrangeira em relação aos alunos em questão, ou seja, ao papel dessa língua estrangeira na construção da cidadania como parte integrante da formação global do indivíduo. As diversas formas do ensino-aprendizagem da língua inglesa utilizadas nas escolas públicas vêm provocando discussões de vários pesquisadores da área da educação, preocupados em analisar realmente se há eficácia no ensino-aprendizagem da língua estrangeira, o inglês, no que se refere à leitura e à escrita. O professor deve selecionar os melhores conteúdos da língua inglesa que melhor se adapte ao contexto em que atua, de acordo com o planejamento pedagógico da escola. Esta preocupação propõe reflexões aos professores de língua estrangeira no sentido de identificar e avaliar a sua prática do ensino-aprendizagem da língua inglesa dentro da sala de aula, no qual deve direcionar ao ensino da língua inglesa por seu caráter de universalidade, daí a necessidade de se repensar as atuais práticas de ensino, visando a uma nova proposta que possa desenvolver a competência comunicativa, tanto na modalidade oral, quanto na escrita. A escrita e a leitura em língua estrangeira devem fazer parte de um processo dinâmico, com textos de diversos gêneros, em que o leitor compreende, critica e interage ativamente, como base os três tipos de conhecimento: de mundo, textual e léxico–sistêmico, fundamentais para o desenvolvimento das quatro habilidades necessárias (ler, escrever, ouvir e falar) em uma aprendizagem significativa, as atividades de aprendizagem que compõe o ensino-aprendizagem da língua inglesa são cinco – compreensão escrita, produção escrita, compreensão oral, produção oral e conhecimento léxico-sistêmico, que devem garantir aos alunos oportunidades de utilização da língua estrangeira para atingir propósitos reais de comunicação, sendo que a sala de aula deve se transformar num espaço de prática social para interações significativas, para que haja um melhor ensino-aprendizagem é preciso ter uma articulação entre o ensino de língua estrangeira, o inglês, e o de outros conteúdos disciplinares. É essencial a noção de aprendizagem como um processo dinâmico em que o aluno participa ativamente, questionando, fazendo uso de seu conhecimento anterior, desenvolvendo estratégias de aprendizagem e assumindo um maior controle e uma posição crítica em relação ao que está sendo aprendido. Assim, evidencia-se seu protagonismo em todas as ações relativas ao aprendizado da língua estrangeira, inglês.

 

CONCLUSÃO

 

            A aprendizagem de língua inglesa contribui para o processo de formação integral dos indivíduos dentro da sociedade atual e representa muito mais do que uma simples aquisição de formas e estruturas lingüísticas em um código diferente. Ao mesmo tempo em que aumenta a compreensão da linguagem e de seu funcionamento, também desenvolve uma maior consciência da própria língua portuguesa. Por meio da língua inglesa, ampliam-se as possibilidades de o indivíduo agir discursivamente no mundo e de compreender outras manifestações culturais e sociais próprias de outros povos.

Além disso, a aquisição de habilidades comunicativas em outras línguas representa, para o indivíduo, o acesso ao conhecimento em vários níveis (nas áreas turísticas, política, artística, comercial, etc.), favorecendo as relações pessoais. O domínio de outros idiomas, como a língua inglesa permite ainda o intercâmbio científico e comercial, por proporcionar acesso tanto à bibliografia quanto ao conhecimento científico divulgado em outras línguas. A utilização de redes de informações, como a internet, por exemplo, fica favorecida pela competência comunicativa em diferentes línguas estrangeiras. É preciso considerar, ainda, a importância do domínio da língua inglesa no mercado de trabalho atual que prioriza candidatos fluentes num idioma estrangeiro para efeito de admissão contratual.

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Língua estrangeira. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998.

 

BRASIL. Currículo Básico Comum Língua Estrangeira / Ensinos Fundamental e Médio. Secretaria de Educação de Minas Gerais. Minas Gerais, 2006.

 

BRASIL. Ministério da Educação e Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998.

 

BRASIL. Ministério da Educação e Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais, códigos e suas tecnologias. Língua estrangeira moderna. Brasília: MEC, 1999.

 

BRASIL. Ministério da Educação e Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN Ensino Médio. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.

 

KLEIMAN, A. Texto & leitor: aspectos cognitivos da leitura. 8. Ed. Campinas: Pontes, 2002.

 

CELANI, Maria Antonieta Alba. Ensino de línguas estrangeiras: olhando para o futuro. Ensino de segunda língua ­ redescobrindo as origens. São Paulo: EDUC, 1997

 

MOITA LOPES, Luis Paulo. A nova ordem mundial, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de inglês no Brasil. A base intelectual para uma ação política. In: BARBARA, Leila.

 

RAMOS, Rosinda de Castro Guerra. Reflexão e ações no ensino-aprendizagem de línguas. São Paulo: Mercado de Letras, 2003.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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